terça-feira, 22 de abril de 2014

Selenium WebDriver - "Automação sem Limites"

Hoje abordarei de forma rápida a utilização do Selenium WebDriver juntamente com o framework de teste unitário em Java.: JUnit. O objetivo principal do Webdriver é automatizar ações executadas em diversos browsers distintos, consumindo e utilizando seus recursos nativos. Já o JUnit permite a execução e validação de testes unitários a partir de testes reproduzidos no Webdriver do Selenium.

O Selenium WebDdriver, também conhecido como Selenium 2, nasceu da fusão entre as ferramentas Selenium RC e WebDriver, logo todas as deficiências encontradas no Selenium 1 foram supridas com a utilização dos recursos do WebDriver principalmente no que tange à independência de cada navegador, substituindo o JavaScript que era embutido nas aplicações testadas. Essa característica permite a criação e execução de testes mais robustos, além de um maior controle na automação e limites de segurança impostos pelo Javascript.

Para realizar o download do Selenium WebDriver, basta acessar o link.

Se você baixou o Eclipse para executar o teste no post anterior, a última versão dessa IDE já contempla o framework JUnit não havendo a necessidade de baixá-la. Caso contrário, você pode encontrá-lo no seguinte link.

Da mesma forma que o Selenium RC, é possível realizar testes no Selenium IDE e exportá-lo para linguagem de programação da sua preferência. Portanto, vamos executar uma ação simples no site de uma calculadora online desenvolvida pelo Elias Nogueira em um de seus desafios selenium e exportar o caso de teste como.: Java / Junit / WebDriver

Posteriormente, devemos dar continuidade com os seguintes passos.:

1 - Inserir arquivo webdriver no projeto (Obs.: Não há necessidade de levantar o Servidor Selenium RC)
2 - Importar classe gerada no selenium IDE ao projeto. A classe JUnit contém sempre um método que realiza ações básicas necessárias antes do teste (setUp()) e um método que realiza verificações posteriores a execução do teste (tearDown()).
3 - Realizar alterações no código e criar casos de teste conforme necessidade. No caso, realizei da seguinte forma.:


    1°) Caso de Teste Ok
    2°) Caso de Teste Nok - Resultado Numérico Errado
    3°) Caso de Teste Nok - Resultado Alfanumérico
    4°) Caso de Teste Nok - Resultado sem valor


  
5 - Executar teste (Download ucSoma.java)
6 - Analisar resultados

Abaixo estou disponibilizando alguns links interessantes com vasto conteúdo para ampliar o conhecimento de quem tiver maior interesse na ferramenta.:



Testar é garantir a informação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário