- É um plugin do Firefox que possibilita a automação de testes funcionais, logo será necessário que você possua este browser
- A utilização é intuitiva, simples e não há a obrigatoriedade de domínio de alguma linguagem de programação
- Possui comandos específicos chamados "Selenese" que basicamente são divididos em três categorias.: Actions (Operações que o usuário realiza na página web), Accessors (Armazena valores em variáveis, após a análise do estado em que a aplicação se encontra) e Assertions (Verifica o comportamento e se o resultado final da aplicação foi realizado conforme esperado).
Após realizar o download e instalá-lo, o Selenium já estará acessível no menu principal do Firefox na opção 'Ferramentas'.
Ao executar o Selenium, sua interface se apresentará da seguinte forma.:
Legenda.:
1. Página da aplicação a ser testada
2. Velocidade da execução do teste
3. Executa uma suíte de teste
4. Executa um caso teste único
5. Possibilita a definição de regras de agrupamento
6. Suíte de Casos de Teste
7. Lista de comandos (Tabela.: Comandos Selenium / Código-fonte.: Linguagem de programação específica)
8. Botão Gravar.: Ao executar o Selenium, o botão já é acionado automaticamente.
9. Campo Comando.: Nome que representa sua funcionalidade (obviamente, em inglês) e o mesmo pode ser obtido de três formas distintas.:
- Realizando a ação manualmente na página após clicar no botão 'Record' de gravação
- Clicando com o botão direito na página web e vendo a lista de comandos possíveis que o selenium disponibiliza
- Inserindo manualmente na própria ferramenta, clicando com o botão direito na aba 'Tabela'
11. Campo Valor.: intuitivamente sabemos que é o conteúdo associado que terá cada comando quando necessário.
12. Resultado da execução
13. Log de execução
14. Descrições do comando (Reference / UI-Element), são extramente úteis no decorrer da utilização
Agora vamos começar um teste simples de uma busca pelo 'Selenium 2' no Google. Simplesmente entraremos no Google, digitaremos 'selenium 2' na caixa de texto de busca e clicaremos no botão com a lupa representada. Perceba que esta ação, gerou três comandos específicos no Selenium.:
Open.: Abertura da página web
Type.: Entrada de dados
click.: Ação do usuário clicanco na lupa do google
Pois bem, agora sim começa a "brincadeira" e a partir destes conceitos acima descritos já é possível ir testando e descobrindo a ferramenta. No caso, realizei a inclusão de alguns comandos simples apenas para dar a noção das possibilidades que a ferramenta fornece ao testador.
No link a seguir, estou fornecendo o arquivo do teste para que você realize em sua máquina e o altere conforme sua necessidade para realização de quantos testes julgar necessário. Neste exemplo de teste, para cada comando inseri comentários que descrevem sua funcionalidade e necessidade dentro da aplicação. Download - Teste Busca Google
É importante frisar que as abas 'Mensagens' e 'Reference' são extremamente úteis para elaboração e adequação dos testes, pois indicam os pontos de erros e demonstram claramente a funcão de cada comando. Além disso, os comandos de ponto de início, breakpoint e a possibilidade de regular a velocidade da execução (Fast/Slow) auxiliam na reprodução do teste.
Para finalizar, um grande entusiasta do Selenium na internet, Elias Nogueira, criou alguns desafios que possibilitam o usuário conhecer a ferramenta um pouco mais. Vale a pena conferir.:
Testar é garantir a informação!