- Comprometimento - O analista deve entender que a inspeção é um processo sério e formal, que implica em ações impeditivas para construção do software e/ou geração de indicadores que irão demonstrar a qualidade do produto que está sendo desenvolvido.
- Análise Crítica - O analista deve sempre entender que não existe defeito "bobo", simplesmente existe defeito! Portanto é essencial que o analista tenha uma visão pontual do artefato que está inspecionando e a visão global do processo. Também vale a pena ressaltar que "cada artefato é único", isto significa que o artefato deve ser inspecionado de forma isolada desconsiderando o que já foi inspecionado anteriormente (O analista deve se libertar da idéia: "Já inspecionei isto antes!"). O requisito do cliente é determinante, e uma vez que este seja previsto em checklists de verificação deve ser considerado como referência exclusiva.
- Conhecimento - Este é requisito básico e primordial para a inspeção. Um bom analista que realiza inspeção deve possuir atributos técnicos, conhecimento de negócio, entendimento de processo e documentação, bem como uma série de outros atributos. Aqui temos um ponto de atenção, pois este tipo de profissional quando alcança um certo grau de maturidade na função pode entender que alguns defeitos não são relevantes para o processo ou realizar a inspeção de forma automática, somente focando em pontos principais que defeitos ocorrem com maior frequência.
- Precisão e Autonomia - Deve-se ter a certeza absoluta de que o defeito identificado no artefato realmente é pertinente e passível de apontamento. Lembrando que qualquer apontamento realizado de forma incorreta, poderá acarretar em conflitos desnecessários e gerar enfraquecimento da imagem equipe de qualidade.
- Escrita - Ao identificar os defeitos, os mesmos serão documentados em alguma ferramenta ou documento específico. Dessa forma, o analista deve descrever o defeito com clareza, de forma sintética e buscando não ofender os responsáveis pela construção do artefato.
Testar é garantir a informação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário