Portanto, baseado em experiências de mercado, artigos de internet e livros específicos da área, neste post irei mostrar de forma simples e direta as diferenças entre Garantia e Controle da Qualidade de Software. Para distinguirmos estes termos, precisamos entender ao que se refere a Qualidade. "Qualidade é o grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz aos requisitos" (NBR ISO 9000:2005). No caso específico da Qualidade de Software, podemos entendê-la justamente da mesma forma, porém aplicada às necessidades e anseios do cliente referentes ao produto final de software, ou seja, o software deve estar em conformidade com todos os seus requisitos pré-determinados.
A Garantia da Qualidade de Software é um processo macro composto por algumas atividades como por exemplo o Teste de Software, Gerenciamento de Configuração e Controle da Qualidade. Na garantia de Qualidade o foco é na definição dos processos que darão subsídios e fornecerão confiança para que os produtos seja construídos corretamente de acordo com seus requisitos.
Diante desta definição, já podemos perceber que a Garantia da Qualidade é um processo macro que contempla em sua própria estrutura o Controle da Qualidade. Este por sua vez é focado em revisões e inspeções baseadas em checklists como foco na detecção e remoção de defeitos antes que os produtos sejam finalizados.
Na imagem abaixo, podemos verificar a relação entre os termos.:
A tabela abaixo demonstra as principais diferenças entre as duas atividades.:
Quality Assurance
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Quality Control
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1.
Garantia da qualidade garante que o processo é definido e apropriado.
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1. As
atividades de controle da qualidade focam na descoberta de defeitos em i
específicos.
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2.
Metodologia e padrões de desenvolvimento são exemplos de garantia da
qualidade.
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2. Um
exemplo de controle da qualidade poderia ser: "Os requisitos definidos
são os requisitos certos?".
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3.
Garantia da qualidade é orientada a processo.
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3.
Controle da qualidade é orientado a produto.
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4.
Garantia da qualidade é orientada a prevenção.
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4.
Controle da qualidade é orientado a detecção.
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5. Foco
em monitoração e melhoria de processo.
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5. Inspeções
e garantia de que o produto de trabalho atenda aos requisitos especificados.
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6. As
atividades são focadas no inicio das fases no ciclo de vida de
desenvolvimento de software.
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6. As
atividades são focadas no final das fases no ciclo de vida de desenvolvimento
de software.
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7.
Garantia da qualidade garante que você está fazendo certo as coisas e da
maneira correta.
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7.
Controle da qualidade garante que os resultados do seu trabalho são os
esperados conforme requisitos.
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Fonte: Quality Assurance is not Quality Control.
Bom, como vimos os conceitos não possuem nenhuma dificuldade fora do comum mas sem o conhecimento dos mesmos torna-se inviável a estruturação de qualquer equipe de qualidade e/ou o entendimento de áreas que atuam baseadas nestes conceitos. Cada vez mais as grandes organizações entendem e investem em Qualidade de Software, portanto o envolvimento e comprometimento nesta área por parte dos profissionais já é tratado como um diferencial mercadológico.
Testar é garantir a informação!
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