terça-feira, 18 de março de 2014

Simplificando... Garantia da Qualidade x Controle da Qualidade

Atualmente vemos uma grande confusão no mercado referente aos termos Garantia da Qualidade e Controle da Qualidade. Sem dúvidas que isto se deve ao fato de que em muitos casos os profissionais da área de tecnologia da informação não estão muito interessados na parte conceitual e teórica de seu trabalho. No entanto, este é um problema pois como posso trabalhar com algo que não sei nem explicá-lo? Ou pior, como posso querer trabalhar com algo que não quero nem explicá-lo? Pois é, e você sabe que este cenário é uma constante em nossa área.
 
Portanto, baseado em experiências de mercado, artigos de internet e livros específicos da área, neste post irei mostrar de forma simples e direta as diferenças entre Garantia e Controle da Qualidade de Software. Para distinguirmos estes termos, precisamos entender ao que se refere a Qualidade. "Qualidade é o grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz aos requisitos" (NBR ISO 9000:2005). No caso específico da Qualidade de Software, podemos entendê-la justamente da mesma forma, porém aplicada às necessidades e anseios do cliente referentes ao produto final de software, ou seja, o software deve estar em conformidade com todos os seus requisitos pré-determinados.

A Garantia da Qualidade de Software é um processo macro composto por algumas atividades como por exemplo o Teste de Software, Gerenciamento de Configuração e Controle da Qualidade. Na garantia de Qualidade o foco é na definição dos processos que darão subsídios e fornecerão confiança para que os produtos seja construídos corretamente de acordo com seus requisitos.

Diante desta definição, já podemos perceber que a Garantia da Qualidade é um processo macro que contempla em sua própria estrutura o Controle da Qualidade. Este por sua vez é focado em revisões e inspeções baseadas em checklists como foco na detecção e remoção de defeitos antes que os produtos sejam finalizados.

Na imagem abaixo, podemos verificar a relação entre os termos.:




A tabela abaixo demonstra as principais diferenças entre as duas atividades.:


Quality Assurance
Quality Control
1. Garantia da qualidade garante que o processo é definido e apropriado.
1. As atividades de controle da qualidade focam na descoberta de defeitos em i específicos.
2. Metodologia e padrões de desenvolvimento são exemplos de garantia da qualidade.
2. Um exemplo de controle da qualidade poderia ser: "Os requisitos definidos são os requisitos certos?".
3. Garantia da qualidade é orientada a processo.
3. Controle da qualidade é orientado a produto.
4. Garantia da qualidade é orientada a prevenção.
4. Controle da qualidade é orientado a detecção.
5. Foco em monitoração e melhoria de processo.
5. Inspeções e garantia de que o produto de trabalho atenda aos requisitos especificados.
6. As atividades são focadas no inicio das fases no ciclo de vida de desenvolvimento de software.
6. As atividades são focadas no final das fases no ciclo de vida de desenvolvimento de software.
7. Garantia da qualidade garante que você está fazendo certo as coisas e da maneira correta.
7. Controle da qualidade garante que os resultados do seu trabalho são os esperados conforme requisitos.

Fonte: Quality Assurance is not Quality Control.

Bom, como vimos os conceitos não possuem nenhuma dificuldade fora do comum mas sem o conhecimento dos mesmos torna-se inviável a estruturação de qualquer equipe de qualidade e/ou o entendimento de áreas que atuam baseadas nestes conceitos. Cada vez mais as grandes organizações entendem e investem em Qualidade de Software, portanto o envolvimento e comprometimento nesta área por parte dos profissionais já é tratado como um diferencial mercadológico.

Testar é garantir a informação!

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