sexta-feira, 21 de março de 2014

Automação de Testes Funcionais com Selenium

Ultimamente, venho pesquisando com certa frequência as ferramentas para automação de testes de software disponíveis no mercado. Após uma longa pesquisa na internet, visualização de tutoriais, opiniões e experiências de profissionais da área, optei por estudar e testar a fundo a ferramenta Selenium.

Na realidade, o Selenium é um conjunto de ferramentas "Open Source" para automação de testes em aplicações web, suportando diversos browsers, plataformas e linguagens de programação. Além disso, sua flexibilidade possibilita ao profissional realizar testes funcionais, de regressão e até mesmo de desempenho.

No conjunto de ferramentas Selenium, encontramos os seguintes componentes.:

Selenium IDE.: É um plug-in para o Firefox que permite a captura e reprodução de ações realizadas pelo usuário no navegador.

Selenium RC.: Possui uma API e bibliotecas específicas para várias linguagens de programação, além de um servidor que atua como um proxy para requisições web. O Selenium RC, também chamado de Selenium 1, executa aplicações javascript dentro do navegador.

Selenium WebDriver.: A principal função é automatizar ações de usuários em qualquer navegador utilizando recursos nativos para controlá-lo de forma direta, possibilitando adequação do código-fonte para qualquer necessidade específica juntamente com a integração de algum framework de testes unitários (como por exemplo, o JUnit). Pode-se dizer que é uma evolução do Selenium RC.

Selenium Grid.: Possibilita a distribuição de testes em diversas máquinas para execução em paralelo.



Nos próximos posts, passarei a detalhar a instalação, configuração e a utilização de cada um dos componentes do Selenium. A idéia é explicar de forma simples o conceito de cada componente com exemplos práticos associados.

Testar é garantir a informação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário