Na realidade, o Selenium é um conjunto de ferramentas "Open Source" para automação de testes em aplicações web, suportando diversos browsers, plataformas e linguagens de programação. Além disso, sua flexibilidade possibilita ao profissional realizar testes funcionais, de regressão e até mesmo de desempenho.
No conjunto de ferramentas Selenium, encontramos os seguintes componentes.:
Selenium IDE.: É um plug-in para o Firefox que permite a captura e reprodução de ações realizadas pelo usuário no navegador.
Selenium RC.: Possui uma API e bibliotecas específicas para várias linguagens de programação, além de um servidor que atua como um proxy para requisições web. O Selenium RC, também chamado de Selenium 1, executa aplicações javascript dentro do navegador.
Selenium WebDriver.: A principal função é automatizar ações de usuários em qualquer navegador utilizando recursos nativos para controlá-lo de forma direta, possibilitando adequação do código-fonte para qualquer necessidade específica juntamente com a integração de algum framework de testes unitários (como por exemplo, o JUnit). Pode-se dizer que é uma evolução do Selenium RC.
Selenium Grid.: Possibilita a distribuição de testes em diversas máquinas para execução em paralelo.
Nos próximos posts, passarei a detalhar a instalação, configuração e a utilização de cada um dos componentes do Selenium. A idéia é explicar de forma simples o conceito de cada componente com exemplos práticos associados.
Testar é garantir a informação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário